Hub Azul Portugal

Sobre nós

O Hub Azul, Rede de Infraestruturas para a Economia Azul, inscreve-se no Programa de Recuperação e Resiliência e tem por objetivo superior contribuir para a descarbonização e para a transformação digital da economia azul, tornando-a “mais competitiva, mais coesa, mais inclusiva e mais sustentável”, aproveitando as oportunidades abertas pelas transições energética e digital.

Foram criados vários polos regionais constituídos a partir de um conjunto de infraestruturas e de competências que permitem organizar ecossistemas de inovação na área da economia azul, cobrindo o conjunto do território nacional, que importa potenciar e articular, em rede, para explorar complementaridades e sinergias.

A gestão global desta rede de polos regionais é da responsabilidade do Hub Azul e do seu Conselho de Gestão Estratégica, conforme previsto no modelo de governação da Estratégia Nacional para o Mar 2021-30 e plasmado no Despacho n.º 12495/2021, de 22 de Dezembro, «Determina o modelo de governação do «Hub Azul, Rede de Infraestruturas para a Economia Azul» (TC-C10-i1) e configura um dos mecanismos de articulação funcional previstos no modelo de governação da Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030».

Portugal Continental

O Hub Azul integra 7 Polos de Inovação e a Hub Azul School, composta pela Escola Náutica Infante Dom Henrique (ENIDH) e pela rede de centros do FOR-MAR, que cobrem o conjunto do território nacional.

Regiões Autónomas

A Rede Hub Azul Portugal também vai trabalhar em articulação com os Hubs Azuis integrados nas Regiões Autónomas dos Açores e na Madeira, tornando-se uma rede nacional e internacional de inovação marítima.

Os Polos de Inovação da rede vão concentrar-se em projetos e atividades que promovam a inovação, a sustentabilidade e o crescimento económico na área da Economia Azul. Através da partilha de resultados e da cooperação entre os polos, a rede vai promover a eficiência e a excelência nos projetos e iniciativas relacionadas com o mar.

Conselho de Gestão Estratégica

Entidade responsável pela criação do modelo de negócio global do Hub Azul

O Fórum Oceano é a entidade responsável pela “Criação do modelo de negócio e equipa de gestão Hub Azul (H9)”, rede de infraestruturas de inovação para a Economia Azul, do Plano de Recuperação e Resiliência da Comissão Europeia.

Aviso Convite para Criação do Modelo de Negócio e Equipa de Gestão Hub Azul (H9)

Equipa Técnica Hub Azul Portugal

Gonçalo Faria

Hub Azul Manager

Gonçalo Santos

Internationalization Coordinator

João Parreira

Marketing & Communication Manager

José Eduardo Lontro

Investor Relations & Controller

Rodrigo Oliveira

Project Manager

Manuel Melo

Innovation Manager

Susana Todo Bom

Blue Financial Officer