– A estrutura central do Hub Azul de Leixões (HAL) será instalada no polo 12 da plataforma logística do Porto de Leixões – polo 2.
– O Biobanco Azul do Norte, parte integrante do HAL, estará localizado no CIIMAR (Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Matosinhos).
Competências:
O Hub Azul de Leixões é uma infraestrutura científica, instalada especificamente em zona portuária, permitirá colmatar a insuficiência de zonas de teste em ambiente relevante no país, reforçando as capacidades de desenvolvimento e de teste de tecnologias oceânicas em favor de uma economia azul, mais descarbonizada e sustentável no contexto das oportunidades decorrentes das transições climática e digital, a nível internacional.
Paralelamente, contribuirá também para o desenvolvimento de tecnologias com aplicação na monitorização do meio marinho reforçando a capacidade de gestão dos respetivos ecossistemas e a melhoria da “saúde dos oceanos”.
De entre as principais valências do HAL, destacam-se:
– Investimento em tecnologias marinhas para o desenvolvimento em offshore; – Teste de engenharia de materiais e sistemas (capazes de resistir às condições do oceano); – Criação de um biobanco e de um laboratório de biotecnologia azul; – Centro de mergulho científico; – Promoção da literacia do oceano, através de escolas, Universidades e Politécnicos.