Hub Azul Portugal

Hub Azul Olhão

Líder:

Consórcio:

Localização:

Porto de Pesca de Olhão, s/n
8700-407 Olhão

Capacidades tecnológicas e de testagem:

Aproximadamente 2000 m2, em 800m2 de implantação, com área de laboratórios, laboratórios preparados para húmidos, zona de escritórios e de apoio.

Áreas de especialização:

O HUB Azul de Olhão vai dedicar-se à promoção de um conhecimento científico de excelência e capacitação, na área do mar mais especificamente em áreas como a biotecnologia, aquacultura e indústria alimentar, incluindo novas tecnologias e robótica.

Enquadrado nos objetivos de inovação desta unidade pretende-se potenciar a fixação de empresas e/ou a criação de novas (incluindo startups e spin-offs), num espaço para incubação e desenvolvimento de negócios, bens e serviços.

No HUB Azul de Olhão, cuja entidade promotora de I&D é o S2AQUAcoLAB, estimamos uma capacidade para incubação e instalação de 15 empresas e uma representatividade de 90 postos de trabalho, sobretudo emprego qualificado, que fará crescer e impulsionar a economia local e regional, ligada ao mar.

O projeto pretende reconstruir e ampliar um edifício situado na área portuária de Olhão, que alberga desde meados do século XX diversos serviços do então IPIMAR, nomeadamente entre 1984 a 2002, e mais tarde a Estação de Aquacultura, que esteve na génese da Estação Piloto de Piscicultura de Olhão.

Com a deslocação desta entidade para o Parque Natural da Ria Formosa no início do século XXI, o edifício original ficou com menor atividade, dedicado a ensaios de patologia do IPMA e de nutrição em parceria com empresas locais (Sparos). Recentemente, foi recuperada uma zona de gabinetes e de laboratório que está, neste momento, a ser utilizada pelo S2AQUAcoLAB.

A intervenção aproveita parte da estrutura existente, reformulando a sua compartimentação interior, de acordo com os novos objetivos, de modo a dotar esta infraestruturas das características técnicas que lhe permitam um novo uso contemporâneo, capaz de albergar salas para investigadores e técnicos, zonas para organismos marinhos vivos, laboratórios diversos e zonas reservadas às empresas, tanto no que diz respeito ao seu desenvolvimento tecnológico como relativamente à respetiva propriedade intelectual específica.

Com o nascimento do HUB Azul de Olhão, pretende-se fomentar ainda mais a criação de zonas de interação entre empresas, promover a rede destas com os centros de ciência e conhecimento, e a partilha com universidades e polos formativos. Uma nova rede vai nascer, revitalizando uma área que une ainda mais a cidade e a região ao mar. Um novo HUB vai criar e incentivar a transferência de conhecimento, potenciando a inovação, a biotecnologia azul e uma nova rede de sinergias.

Galeria