– 2800 m2
– Laboratório Nacional para a Rastreabilidade dos Produtos da Pesca e Aquicultura
– Laboratório de Rastreabilidade Bioquímica e Geoquímica
– Laboratório de Rastreabilidade Molecular e Biomarcadores.
– Laboratório para a Produção 5.0 Super-Intensiva de Algas e Bivalves
– Laboratório de Bivalves
– Laboratório de Fotobiorreatores
– Laboratório Polivalente
– Espaço de Tanques Raceway
– Sala de Produção de Zooplâncton
– Sala de Inóculos de Micro e Macroalgas
– Sala de Material Ótico, Fotobiologia (PAM) e outro Material de Apoio à Produção de Algas.
O CITAQUA – Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura posiciona-se como o elemento central das dinâmicas de inovação, produção e transferência de I&DT em Portugal para a fileira dos moluscos bivalves e das algas, prestando serviços de alto valor acrescentado para o desenvolvimento das instituições e para a competitividade das empresas a nível nacional e internacional.
O CITAQUA pretende dotar o país de uma unidade onde possam ser testadas a uma escala piloto soluções inovadoras de base tecnológica para uma aquacultura sustentável, de modo que estas sejam mais facilmente transferidas para o setor produtivo nacional e fomentando igualmente a internacionalização de novos produtos, processos e serviços.
Laboratório Nacional para a Rastreabilidade dos Produtos da Pesca e Aquicultura a instalar no CITAQUA
De modo a operacionalizar o Laboratório Nacional para a Rastreabilidade dos Produtos da Pesca e Aquacultura serão instalados e devidamente equipados dois laboratórios complementares: o Laboratório de Rastreabilidade Bioquímica e Geoquímica e o Laboratório de Rastreabilidade Molecular e Biomarcadores. A biomassa de organismos da pesca e aquacultura será valorizada através da sua diferenciação com recurso a ferramentas de rastreabilidade da sua origem geográfica, método de produção e/ou captura, que permitam ganhar acesso a novas cadeias de valor e possibilitem um maior retorno financeiro. A aposta no binómio produzir mais/vender melhor é uma das linhas orientadoras do posicionamento estratégico do CITAQUA no panorama nacional e internacional da bioeconomia azul.
Laboratório para a Produção 5.0 Super-Intensiva de Algas e Bivalves a instalar no CITAQUA
De modo a operacionalizar o Laboratório para a Produção 5.0 Super-Intensiva de Algas e Bivalves serão instalados e devidamente equipados sete laboratórios complementares: o Laboratório de Bivalves, o Laboratório de Fotobiorreatores, o Laboratório Polivalente, o Espaço de Tanques Raceway, a Sala de Produção de Zooplâncton, a Sala de Inóculos de Micro e Macroalgas e a Sala de Material Ótico, Fotobiologia (PAM) e outro Material de Apoio à Produção de Algas. Este Laboratório visa promover o desenvolvimento, implantação e validação de novos sistemas de produção aquícola para moluscos bivalves e algas (micro e macro) assentes em princípios de eficiência energética, automação e maximização de biossegurança.
Parte dianteira do edifício da “Depuradora Portuguesa de Bivalves” contíguo ao ECOMARE (Universidade de Aveiro) que será requalificado para dar lugar ao Polo de Aveiro (H4 – CITAQUA – Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura) do Hub Azul – Rede de Infraestruturas para a Economia Azul (vista sul).
Parte traseira do edifício da “Depuradora Portuguesa de Bivalves” contíguo ao ECOMARE (Universidade de Aveiro) que será requalificado para dar lugar ao Polo de Aveiro (H4 – CITAQUA – Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura) do Hub Azul – Rede de Infraestruturas para a Economia Azul (vista sul).