Hub Azul Portugal

News

Os dados são do Hub Azul Dealroom que reúne 1.210 startups mundiais da economia azul (47 de Portugal). A maior parte do valor está concentrado nas áreas da robótica, shipping, tecnologia climática, das energias limpas ou de eficiência energética.
O Fórum Oceano - entidade gestora do Cluster da Economia Azul de Portugal, e a World Ocean Initiative, do The Economist Group, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para a promoção, através da plataforma digital Hub Azul Dealroom (https://hubazuldealroom.forumoceano.pt/intro), de um ecossistema na Economia Azul sustentável que promova a inovação e o investimento de forma global.
O Governo antecipou para 2026 a meta de criação de 30% de áreas marinhas protegidas, inicialmente prevista para 2030, anunciou esta quarta-feira o primeiro-ministro, que afirmou que Portugal pretende manter uma "posição de charneira na economia azul".
O Conselho de Gestão Estratégica do "Hub Azul, Rede de Infraestruturas para a Economia Azul" reuniu-se hoje, no Porto, para discutir um modelo de governação que promova sinergias entre PMEs e start-ups, grandes empresas, centros de interface e universidades. O Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, participou nos trabalhos.
Está aberto o concurso público para o novo Hub Azul de Leixões. Estão disponíveis 4,9 milhões de euros para a sua construção sendo que as empresas interessadas têm 90 dias para concorrer.
A Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) lança o concurso público internacional para a formação do contrato de «Empreitada de conceção-construção do Centro Internacional de Segurança Marítima».