Hub Azul Portugal

“HUB DO MAR” VAI AVANÇAR NA DOCA DE PEDROUÇOS

Acordo de consórcio foi assinado a 11 de março entre a Câmara Municipal, a Universidade de Lisboa, a Docapesca, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e o Fórum Oceano. O projeto será objeto de candidatura aos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no valor de 31 milhões de euros.

O “Hub dos Unicórnios do Mar”, disse o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, vai “juntar as startups com a ciência” e conseguir “fazer crescer empresas na área do mar”.

No final da cerimónia, que contou com a presença de Ricardo Serrão Santos, Ministro do Mar, Carlos Moedas deixou bem expressa a importância do projeto para a cidade, revelando que “se tivesse algo a escolher para concretizar durante o meu mandato, era isto”.

A futura construção, na Doca de Pedrouços, junto à Fundação Champalimaud e Fundação Gulbenkian, visa criar as condições para a consolidação de um Hub azul de inovação, tecnológico e empresarial, capaz de gerar e consolidar um ecossistema de excelência, associando valências que assegurem e desenvolvam sinergias, capazes de constituir um espaço de diálogo e cooperação entre as universidades e centros de investigação, as empresas e os empreendedores.


Artigo completo publicado no site da Câmara Municipal de Lisboa: https://www.lisboa.pt/atualidade/noticias/detalhe/hub-do-mar-vai-avancar-na-doca-de-pedroucos