Foram publicados os oito Avisos Convite do Fundo Azul para os polos a serem financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com uma dotação de 84 milhões de euros, a concluir até ao final de 2025.
Os consórcios beneficiários irão dinamizar polos de inovação e industrialização em Lisboa, Oeiras, Peniche, Aveiro, Porto Matosinhos (I e II), Algarve, e um novo conceito de Hub Azul School, abrangendo duas instituições de ensino em Portugal continental.
Segundo o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, o objetivo é criar uma plataforma em rede para dinamizar a bioeconomia azul e outras áreas emergentes da economia do mar, integrando novas PMEs, start-ups e grandes empresas.
O Governo visa fomentar a transferência de conhecimento e tecnologia entre empresas, academias, autarquias e outros agentes, destacando-se atividades como energia renovável oceânica, aquacultura offshore, robótica, cabos submarinos e bioeconomia azul.
O Hub Azul incluirá infraestruturas em terra e no mar, com acesso a equipamentos de monitorização marinha e navios de investigação oceanográfica.
A estratégia foi reforçada pelo Decreto-Lei nº123/2021 e a Resolução do Conselho de Ministros nº 182/2021, que amplia a Rede Port Tech Clusters à bioeconomia azul.
Notícia publicada com base na notícia original do Portugal.gov.pt: Publicação de Avisos Convite para investimento na economia do Mar no âmbito do PRR – XXII Governo – República Portuguesa (portugal.gov.pt)