Hub Azul Portugal

Fórum Oceano e a World Ocean Initiative, do The Economist Impact, unem-se em estratégia digital para fortalecer uma Economia Azul sustentável

O Fórum Oceano – entidade gestora do Cluster da Economia Azul de Portugal, e a World Ocean Initiative, do The Economist Group, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para a promoção, através da plataforma digital Hub Azul Dealroom (https://hubazuldealroom.forumoceano.pt/intro), de um ecossistema na Economia Azul sustentável que promova a inovação e o investimento de forma global.

 O objetivo deste MOU é expressar o compromisso de ambas partes em identificar e apoiar oportunidades que contribuam para o desenvolvimento de uma economia azul sustentável. Esta “knowledge-partnership” representa um passo significativo no sentido de enfrentar os desafios mais urgentes que os oceanos enfrentam, através de esforços colaborativos.

O Hub Azul Dealroom é a primeira plataforma digital projetada para mapear rapidamente informação de negócios da Economia Azul e fazer um “match” entre startups, SMEs e investidores. O Dealroom já tem registadas mais de 1.200 startups (com mais de 1.800 rondas de investimento), cerca de 2.600 investidores e mais de 120 grandes empresas. O site da plataforma revela ainda que já foram efetuadas 1.631 rondas de financiamento.

Na qualidade de “Knowledge Partner”, a World Ocean Initiative (WOI) irá colaborar com o Fórum Oceano no desenvolvimento e promoção da plataforma digital Hub Azul Dealroom. Esta iniciativa, gerida pelo Fórum Oceano e financiada pelo EU Next Generation – Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, serve como pedra basilar para fomentar o investimento ESG na construção de um modelo de negócio do Cluster da Economia Azul de Portugal e do Hub Azul.

A WOI também irá fornecer apoio de consultoria, sem compromissos financeiros, para o desenvolvimento da rede Hub Azul, incluindo aconselhamento sobre missões empresariais, atividades como eventos e programas, refinamento do modelo de negócios e estabelecimento de novos relacionamentos relevantes. O Fórum Oceano, por sua vez, apoiará os esforços da WOI para a transição para uma economia azul sustentável. A próxima Economist Impact’s World Ocean Summit (Economist Impact’s World Ocean Summit) regressa a Lisboa em março de 2024.

Ruben Eiras, Secretário-Geral do Fórum Oceano: “Este MoU marca um momento crucial nos esforços coletivos para fornecer melhor informação, conteúdo e inteligência para o empreendedorismo e investidores que estão focados na promoção de uma verdadeira economia ESG azul.  Ao unir forças com o WOI, do The Economist Impact, pretendemos desbloquear novas oportunidades e estabelecer uma referência global para soluções inovadoras em todos os setores da economia azul, estabelecendo modelos de negócios que sejam ao mesmo tempo rentáveis e geradores de um “superávit ambiental” para os ecossistemas do oceano”.

Tatiana Der Avedissian, head of business development da World Ocean Initiative (WOI) do The Economist Impact: “A WOI tem defendido a necessidade de colmatar a lacuna de investimento na inovação oceânica através da World Ocean Summit anual e da 2022 World Ocean Tech and Innovation Summit. Acreditamos que este é um fator crucial para acelerar a transição para uma economia azul sustentável. O Hub Azul Dealroom é uma grande iniciativa que apoiará este objetivo e estamos felizes em apoiar este esforço como Knowledge Partner”.

Esta colaboração entre o Fórum Oceano e a WOI representa um compromisso partilhado para impulsionar mudanças positivas na economia azul global e dá o mote para práticas inovadoras e sustentáveis que pretendem moldar o futuro dos nossos oceanos.

Facebook
Twitter
LinkedIn